A Catedral do Sangue Derramado e as suas impressionantes cúpulas


A Catedral do Sangue Derramado, Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado ou ainda Igreja do Salvador do Sangue Derramado (Khram Spása na Kroví, Храм Спáса на Крови), era um dos locais emblemáticos de São Petersburgo que eu mais queria ver ao vivo. Quando a vi, ali à beirinha do rio Neva (reka Neva, река Нева), nem queria acreditar. Era ainda mais incrível do que tudo o que tinha visto em fotografias. Esta igreja é absolutamente maravilhosa!

Construída em estilo russo, enquanto que as outras igrejas da cidade são barrocas ou neoclássicas (destacando-se, por isso, de tudo o resto), esta catedral tem uma série de cúpulas coloridas e com imensos detalhes, que nos prendem imediatamente o olhar. A riqueza dos pormenores é tanta que se torna irresistível tirar fotografias de todos os ângulos possíveis. Tanto das cúpulas como da fachada, que tem alguns apontamentos em mosaico.


E por dentro? É tudo em mosaico! Absolutamente tudo nas paredes e tecto! Sim, cada uma das representações de anjos, santos e acontecimentos bíblicos foram construídas utilizando pequenos mosaicos de diferentes tonalidades. Incrível, não é? Todo o trabalho e minúcia deixaram-me de queixo caído.


Mas porque é que um espaço tão bonito como este tem Sangue Derramado no nome? A explicação é simples: a catedral foi construída no local onde o czar Alexandre II (Алексáндр, Aleksándr) tinha sido assassinado, vítima de um atentado, em 1881. Em sua homenagem, o nome Sangue Derramado. A construção do templo iniciou-se em 1883, mas as obras só foram terminadas em 1907.


É quase uma sorte conseguirmos ver, hoje em dia, esta catedral tão bem preservada: é que quase foi destruída duas vezes! Na primeira vez, o regime soviético pensou em demoli-la, como fizeram com várias igrejas na altura, devido à abolição da religião. A segunda vez foi durante a Segunda Guerra Mundial, aquando do cerco da cidade por parte do exército nazi. Uma bomba ficou alojada na cúpula mais alta da igreja, sem ter explodido! A bomba permaneceu na cúpula durante 19 anos, tendo sido retirada quando trabalhadores subiram para reparar as goteiras. Que alívio!


Como chegar
De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Catedral do Sangue Derramado a pé. Foi o que fiz e recomendo completamente. Mas se não estiveres com vontade de andar, podes apanhar o metro e sair na estação Нéвский проспéкт (Nevskiy Prospekt, linha 2: azul), Гостиный двор (Gostiny Dvor, linha 3: verde) ou Адмиралтéйская (Admiralteyskaya, linha 5: roxa). Se saíres nesta última tens de andar um pouco mais.

Informação geral
★ Site: The State Memorial Museum
★ Horário: Todos os dias das 10h30 às 18h00. De 1 de maio a 30 de setembro fecha às 22h30. Encerra às quartas-feiras.
Preço: 250₽. Existem descontos para estudantes, mas apenas para quem tiver cartão ISIC. Os bilhetes podem ser comprados online, mas para o preço de estudante a compra terá de ser efectuada na bilheteira.
Morada: Набережная канал Грибоедова, 2Б, Санкт-Петербург (naberezhnaya kanal Griboyedova,  2B, Sankt-Peterburg)

Nota: para uma conversão actualizada de rublos para euros, vê o site xe.com.


Etiquetas: , , ,